domingo, 9 de agosto de 2020

O "EU E A HUMANIDADE"- IV



Nos capítulos anteriores caminhamos do “Ego” (ou alma da consciência) ao “Self” (Eu ou espírito), o qual se pode acessar através da meditação do “pensar o próprio pensar”, no esforço endo-mental que se precisa fazer para imitar o pensamento de Deus, que goza sua eternidade centrado Nele próprio (Aristóteles). Esse acme pensamental se nomeia de “pensar livre” (Steiner) ou “pensar puro” (Hegel), como vimos. Este é o âmbito da ética, caminho virtuoso que se realiza dentro de si. Por isso Steiner denomina “individualismo ético”.

Atingir a esse patamar meditativo pleno de si, como “eu sou”, de se ver como “luz auto-pensante” é realmente indiscritível. Talvez um Yogue evoluído consiga isso. Mas não podemos nos vangloriar dessa realização suprassensível — serve apenas para se sentir como espírito pleno de si (eu sou). O mais importante é retornar para “a vivência do mundo; e esta pressupõe qualquer coisa além do Eu” — como fala Johann Gottlieb Fichte, discípulo de Kant.

A finalidade humana necessita que além de dizer “eu sou”, deve acrescentar “eu sou isso ou aquilo”; e isso se chama “consciência empírica” (Fichte), por que o homem é sua própria meta. O homem deve determinar-se a si mesmo e nunca ser determinado por coisa estranha fora dele. Para isso a consciência do Eu precisa se confrontar com a realidade física, a qual funciona como espelhamento — dessa maneira é que evoluímos (ou seja, somente aqui na Terra). A isso se nomeia de “moralidade”. Por isso o fator mais importante para a realização do Eu no mundo é nos tornarmos “moralmente produtivos”.

Enquanto a ética contempla o interior —> “individualismo ético” (e não existe código para ele),

A moral se volta ao exterior —> “moralmente produtivo” (e deve sim existir código moral).





Como são três esferas da alma, como vimos, o treino da sensorialidade deve ser a primeira qualidade que se aprende na sociedade (na pólis), com o que os outros têm a nos ofertar e ensinar. Em contrapartida, temos que devolver à Humanidade tudo o que recebemos dela como “letrados” (Fichte) — que culmina, através do meu agir ou minha vontade, em “Cultura”.

Entre o pensar e o agir temos o sentimento, reflexo do relacionamento entre as pessoas, que se consubstancia em “jurisprudência” ou leis morais (vida política - democracia). Por isso o Estado é uma forma ou um meio para o conviver comum. Afinal, “a pólis é anterior à família e ao indivíduo - nós nascemos juntos” (Aristóteles). Portanto, veja o esquema quando o Eu se transborda para a humanidade, nas suas três esferas sociais:

Aguarde o próximo capítulo.

Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÍNDICE

Bloco 1 Abuso de Autoridade  O Fim da Política  Violência na Política  O Estado Teocrático  A Intromissão Estatal Imperium Estatal ...