domingo, 9 de agosto de 2020

A ERA DA "SUPREMACIA DO EGO"- I



O Ego corresponde à parte nobre da psiquê (alma), com suas três qualidades: “Phantasie - Dóxa - Dianóia” (Platão). Se Eu (Self ou espírito) quero lembrar uma cena do passado, uso minha “Phantasie” para resgatar aquela imagem do meu inconsciente, submeto ao crivo do meu “julgamento” (Dóxa) para corrigir algum defeito e finalmente envio (Dianóia) para que Eu veja essa imagem. Parece complicado essa trilogia do Ego — e realmente é. Mas isso é necessário para eu ter uma visão crítica do mundo e uma consciência de mim mesmo. É o preço que eu pago por ter evoluído, para me sentir “livre” da natureza e da divindade. Por isso esta época histórica corresponde à “alma da consciência”. Tudo precisa passar pelo crivo do meu “julgamento” (Dóxa), que é a qualidade mais importante do Ego — que Freud denominou “super-Ego”; o qual não traduz algo superior ao Ego, mas sua qualidade mais nobre = o julgar algo. E isso só conseguimos agora nesta época civilizatória.

Por isso me sinto dono do mundo e me confronto com outros Egos (briga de leões) territorialistas. Tornei-me um ser “associal” (poderoso, arrogante, prepotente) e “anti-social” (abocanho um naco do mundo para minha necessidade) — cujo representante é o Dr. Fausto de Goethe (que até faz pacto com o diabo - corrupção etc - para conseguir qualquer coisa). E por isso tenho um preço a pagar: o mundo se volta contra mim. Seja outra pessoa de mesma índole, um vírus, uma bactéria etc.

Ao soerguer meu Ego (supremacia do meu Ego), tornei-me egoísta e bati no fundo do poço do materialismo; o qual me prende às quatro paredes do sensório, até ser enquadrado em “códigos e normas” — ou como Kant diria: necessitamos de um “amo” (autoridade, a lei) para conviver socialmente com os outros. Essa “postura esquizofrênica” (Jung) do homem moderno tem patrocinado os piores males: ansiedade, depressão, neuroses, pânico, agressividade e guerras.

Perdemos a humanidade, a convivência “social”, porque nos falta a visão do conjunto, do todo — do organismo social. Ou seja, esse caminho evolutivo está me levando ao abismo da materialidade. É isso que eu quero? Existe outra opção? Existe outro caminho para trilhar?

Aguarde próximo capítulo.

Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÍNDICE

Bloco 1 Abuso de Autoridade  O Fim da Política  Violência na Política  O Estado Teocrático  A Intromissão Estatal Imperium Estatal ...